Olá, amores!
Tudo bem?
Iniciando hoje o espaço para falar de crianças e filhos, vou abrir falando do cantinho deles, que, acredito, vai agradar diversas mamães.
Eu sempre ouvi falar do quarto montessoriano, mas, na verdade, nunca havia buscado informação mais profunda sobre o assunto.

Em formato montessoriano, quartinho de Valentina deixa tudo ao seu alcance
E vocês, já ouviram falar do quarto montessoriano? Como tenho uma amiga que montou o quarto da bebê dela, de 10 meses, nesse formato, e fiquei bastante curiosa, fui ver de perto.
Fui lá fotografar e para explicar a parte decorativa, pedi ajuda de Verônica Oliveira, decoradora e designer de interiores, para nos explicar o método e como funciona.
Vejam só
Segundo a decoradora Verônica Oliveira, “O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo.
E privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado. Para ela, o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance”.
“ Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável”.
“A proposta então é fazer um quarto pensando no bebê e não nos adultos da casa. A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro”, diz a profissional.
Dicas para montar o quarto montessoriano:
- O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que ela possa sair e voltar quando quiser.
- Os brinquedos devem ficar sempre a mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade.
- Espaço livre para que possa brincar e aprender.
- Espelho, bem fixo na parede, baixo, quadros e para que a criança possa se ver.
- Barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais.
Vejam mais:
. O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão.
. As fotos e quadros devem estar à altura do seu olhar.
. A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
O que diz a mamãe Rayany?

Rayany Rempel e a filhota, princesa, Valentina!
Vejam o que diz Rayany Rempel, mommy da fofa Valentina: “Eu sempre achei a idéia interessantíssima, mas ficava pensando: “será que isso daria certo na minha casa? Será que o quarto vai virar uma bagunça? Será que a minha filha vai acordar no meio da noite e ela corre algum perigo?” “Valentina tem só tem 10 meses e decidimos optar por este método”.
“Aí a gente montou um cantinho de brincar montessoriano, com tapetes coloridos de e.v.a, baldes de brinquedos, futon colorido para o nap e alguns dos seus livros preferidos. Ela se amarra nesse espaço”.
E Rayany Rempel deixa um conselho para as mamães que querem, mas ainda têm dúvidas ou receio: “Podem montar, sem sombra de dúvida, o quartinho nesse método, que, além da criança, vocês também vão amar”!
E aí, gostaram? Deixe o seu comentário!

Bjocasss