In Boa Forma

Olá, amores! Migas e migos!

Embora todos nós já ouvimos falar sobre Pilates, na verdade, poucos sabem na verdade o que é, para que serve, exercícios e benefícios.

Além da curiosidade em saber mais sobre esse método, para passar as informações para vocês, procurei me inteirar de tudo  porque o interesse em praticar é maior ainda.

Querem saber também? Então vamos lá:

De acordo com a Letícia, do Espaço Rama,  “O Pilates, chamado primeiramente de “contrologia”,  é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado”.

“A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core”.

O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentar a mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular. Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.

 

Com isso, ele traz alguns benefícios como:

Melhora da postura A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.

Aumento do tônus muscular Os exercícios do pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

Maior mobilidade articular Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.

Alívio de tensões Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.

Evolução da marcha e corrida Como movimentos globais são estimulados durante o pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados. Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Incremento da flexibilidade Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Leia mais abaixo sobre outros benefícios do Pilates,  que a Letícia traz:

Pilates emagrece?

O pilates pode contribuir para melhora do contorno corporal, por tonificar os músculos e ajudar na troca de gordura por massa magra. No entanto, não há queima de calorias suficiente durante a prática de pilates para que ele faça diferença no emagrecimento e na balança. O ideal, para este intuito, é aliá-lo a atividades aeróbicas, como corrida, natação ou algum esporte.

Foco na respiração No pilates a respiração adequada é indicada para facilitar a execução dos movimentos, o que traz mais consciência sobre como respiramos também no dia a dia, reduzindo o cansaço.

Mais prazer na relação sexual O pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, tendo como benefício indireto a possibilidade de ter mais prazer durante o sexo, principalmente no caso das mulheres.

Pilates ajuda na hipertrofia?

Infelizmente, a hipertrofia é muito melhor atingida na musculação: atividade que estressa os músculos, para que eles fiquem mais volumosos.

No pilates, os músculos são trabalhados de outra forma, que melhora seu tônus e força, mas não causa um aumento no seu volume.

Indicações do pilates

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa que deseje experimentar esse tipo de atividade física. Tanto que ele é amplamente indicado para pessoas com problemas articulares, lesões após atividade físicas e outros problemas de saúde.

No entanto, o que muda é que pessoas que apresentam esse tipo de lesão farão atividades diferentes e personalizadas para seu tipo de problema.

Contraindicações

Como as aulas de pilates costumam ser individualizadas, apesar de poderem ser feitas com outros alunos, existem apenas contraindicações relativas do pilates.

Por exemplo, gestantes que não se exercitavam antes da gravidez, devem tomar mais cuidado ao começar com o pilates durante a gestação.

Quem é o profissional habilitado para dar aulas de pilates?

No Brasil, fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos podem se especializar em pilates e reproduzir o método em seus estúdios. Normalmente, se a pessoa busca o pilates para a reabilitação de algum problema ortopédico, o ideal é que o faça com um fisioterapeuta.

Tipos de pilates

Hoje existem dois tipos de pilates, o de solo e com aparelhos. Ambos seguem os mesmos princípios e repertório, mas com algumas diferenças na forma como são feitos:

Pilates com aparelhos Nele são usados os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, que se baseiam em molas e podem tanto facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas, como dificultar movimentos, levando o aluno a níveis mais avançados.

Pilates no solo Considerado mais difícil, pois é feito apenas com o peso do corpo, pedindo do aluno um controle muito mais dos seus movimentos e músculos. Essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, inclusive em estúdios, intercalando com o uso dos aparelhos.

Finalizando, Letícia resume, na verdade, em um breve histórico, o que é o Espaço Rama  Pilates:

“Temos dois estúdios, todos os dois forrados com tatames, com acessórios completos, TRX, ar condicionado. As instrutoras são Fisioterapeutas.

   As aulas podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade, com o intuito de tratar patologia ortopédica (como hérnia de disco, bico de papagaio, artrose, lesão no joelho, tornozelo, ombro, punho entre outros).

   O pilates e uma atividade que proporciona:

  • Aumento da resistência e da flexibilidade
  • Corrige problemas posturais
  • Tonifica a musculatura
  • Melhora a coordenação motora
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Alivia dores musculares
  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
  • Auxilia a prevenção contra a osteoporose
  • Promove relaxamento
  • Elimina toxinas e facilita a Drenagem linfática
  • Melhora a postura e a resistência muscular
  • Expande a consciência corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os músculos abdominais
  • Auxilia no equilíbrio de todas as funções do corpo

  É uma atividade super-recomendada para atletas, corredores, idosos, crianças, gestantes e hipertensos.

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search