In VIDA PROFISSIONAL

Olá, amorecas e amorecos!

Tem dificuldade para tirar os planos do papel ou finalizar tarefas inacabadas? Aprenda já como se tornar uma pessoa mais proativa!


Desculpas são o único empecilho entre você e tudo aquilo que você sonha em alcançar! No começo, é normal nos enganarmos com algumas mentirinhas, como: “eu não tenho tempo”, “minha agenda está sempre muito cheia” ou “hoje eu estou muito cansada”… Mas, vamos confessar: se aquela tarefa ou compromisso fosse mesmo importante e especial pra você, não faltaria tempo, nem disposição para você colocar a mão na massa.

Segundo a revista americana Forbes, o segredo para um dia produtivo está na forma como organizamos nossa rotina matinal e eu acredito muito nisso. Quer saber como começar (e terminar) seu dia com o pé direito, cumprir o máximo de tarefas possíveis e finalmente alcançar todas as suas metas? Confira minhas dicas!

Não cheque seus e-mails de manhã

Se você é daquelas que mal acorda e está checando e-mails e redes sociais pelo celular, corte já esse hábito. As primeiras horas do dia devem ser usadas para se concentrar em você e não nos compromissos da sua agenda. O ideal é começar o dia com alguma atividade que faça você relaxar e se sentir motivada, como por exemplo exercícios físicos.

Pratique exercícios físicos

Comece o dia com um pouco de exercício físico, nem que isso exija que você acorde uma hora antes que o normal. Além de te dar mais energia durante o dia, a atividade física vai melhorar seu foco, concentração e até controlar melhor seus impulsos. Bom, né?

Perca 2 minutos na frente do espelho

E não é checando seu cabelo, roupa e maquiagem, não! Mas sim, reforçando a si mesma (em voz alta!) a mulher incrível e competente que você é e como não existe sonho grande o bastante que não possa ser conquistado. Você merece!

Hierarquize suas tarefas, faça listas e crie metas

Faça diariamente uma lista com todas as metas e tarefas a serem cumpridas. A partir daí, estabeleça quais devem ser feitas primeiro e vá encarando uma de cada vez. Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a cada interrupção você perde cerca de 25 minutos para conseguir se concentrar novamente. Foco total, hein?

Mantenha seu local de trabalho organizado

Uma mesa limpa e organizada pode ajudar (e muito!) a sua concentração. Além de saber onde está tudo o que você precisa ao longo do dia, um ambiente limpo e organizado melhora a sua produtividade, além de aumentar sua criatividade e imaginação.

Determine horários

Caso seu cérebro só funcione bem depois do almoço, não se force a ser produtiva logo de manhã. Aproveite as primeiras horas do dia para finalizar tarefas inacabadas e responder e-mails e só comece um novo projeto quando seu cérebro já estiver a mil! Ou o contrário, se você for do tipo que acorda inspiradíssima. O importante é decidir qual o seu momento de maior atenção e produtividade e procurar sempre trabalhar no mesmo período para que seu corpo e mente se adaptem a essa rotina e se sintam confortáveis com ela.

Comece a lista de tarefas fazendo o que não gosta

Essa é, talvez, a dica mais importante! Seja em casa ou no trabalho, sempre temos aquele compromisso que preferíamos desmarcar o delegar. Se não tiver como fugir dele, o melhor é cumpri-lo de uma vez. O quanto antes você terminar essa tarefa, mais rápido poderá se dedicar àqueles compromissos que te dão prazer.

Faça pausas

Muitos estudos comprovam que a atenção dura, no máximo, 1 hora e meia e depois vai diminuindo. Por isso, o ideal é fazer uma pausa de 10 a 15 minutos a cada 90 de trabalho. É sério! Levante, tome um café, beba bastante água, abra a janela, dê uma volta pela rua, folheie uma revista… Enfim, se distraia!

Aprenda a dizer “não” para as distrações

Como é difícil dizer essa palavrinha nem sempre inofensiva, né? Mas com o tempo você aprende que o “não” é fundamental para a nossa vida, principalmente se as distrações pra você alcançar seus objetivos vem através de convites tentadores. O “não” é, muitas vezes, a chave para ser bem-sucedida na carreira, sem sentir as pressões do meio corporativo, nem as frustrações de ver um sonho sem ser colocado em prática.

Dicas anotadas? Gostaram?

Bjocas. Até o próximo post

Comments

comments

Recent Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search