In Saúde

Olá, amorecas!

Como eu disse no título, nunca é muito repetir. Aproveitar o Outubro Rosa para abordar o assunto do mês, embora o Outubro Rosa se estende para o ano todo, ou seja, todos os meses do ano.

Para quem não possui conhecimento, o  câncer de mama é um dos mais perigosos e também um dos mais comuns em todo o mundo.

Vale ressaltar que este é um problema enfrentado por milhões de mulheres em todo o mundo e não é muito difícil encontrar instituições e organizações não governamentais que buscam ajuda contra o câncer de mama.

Algo bastante importante para que se possa prevenir o câncer de mama é justamente efetuar o autoexame, ou seja, aquele exame caseiro onde a própria mulher vai avaliando as suas mamas com as mãos e tentando encontrar algo incomum, ou seja, o tumor. Esse autoexame, apesar de muitas pessoas não dar muita atenção é fundamental para a prevenção do câncer.

É recomendado que mulheres com 20 anos e que já tenham casos de câncer de mama na família efetuem o autoexame pelo menos uma vez por mês.

Quanto às mulheres que não possuem casos de câncer de mama na família, deverão efetuar o autoexame uma vez por mês a partir dos 40 anos de idade.

Tenha em mente que este é um exame muito importante e que você não pode deixar esta causa de lado, pois futuramente poderá arcar com as consequências de perder até mesmo um de seus seios.

Muitas mulheres ainda possuem dificuldades para realizar o autoexame justamente pelo fato de não saberem como efetuar o mesmo.

Abaixo,  você poderá conferir as dicas de como efetuar o autoexame.

Boraaa!

Fique sem roupas e, na frente do espelho, ponha as mãos na cintura e observe se as mamas possuem o mesmo tamanho.

Agora coloque a mão direita na nuca e com a mão esquerda você deve apalpar a mama direita com movimentos circulares, dessa forma, procurando por caroços.

Agora, pressione suavemente com os dedos os seus mamilos e observe se será expelido algum líquido.

Em seguida, coloque a mão embaixo do braço, exatamente na axila em direção à mama. Basta fazer movimentos circulares. Veja se encontra algo estranho.

Agora, se deite em uma cama e coloque a mão direita em sua nuca e com a mão esquerda apalpe a mama e a axila direita.  Basta repetir os passos na mama esquerda.

Caso encontre algo que sinta como anormal, procure, sem perda de tempo, o médico.

Compartilhe com as amigas.

 

Comments

comments

Recent Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search