In Saúde, Saúde Geral Feminina

Olá, amoras!

Que tal a gente passar a ter mais informações sobre a saúde feminina? Bom, não é?

Vou tentar toda semana trazer um assunto relacionado aos nossos cuidados e saúde. Ok? Bora lá?

Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a nossa saúde garante longevidade, além de uma qualidade de vida ainda melhor. As vantagens não param por aí, pois também é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando significativamente a chance de cura ou até mesmo preveni-las antes mesmo que aconteçam.  É relevante destacar também que as mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante toda a vida e que saber lidar com essas transformações pode garantir bem estar em todas as idades.

Você sabe quais são esses cuidados? Neste artigo, vamos conhecer melhor quais são eles e a importância de cada um. Confira a seguir!

Alimentação saudável

A alimentação saudável é importante em todas as fases da vida de uma mulher, desde bebê até idosa. O consumo de alimentos saudáveis de forma regular reduz o risco de doenças, como, por exemplo, aumento do colesterol, e ainda garante bem estar físico e mental.

Saúde Mental

Manter uma saúde mental é essencial para que a vida possa ser vivida da melhor maneira possível em todos os momentos. Se a mulher estiver com algum tipo de transtorno, como depressão, ansiedade, insônia e estresse, é muito importante que procure ajude especializada. Esses transtornos são muito comuns devido à situação de vulnerabilidade em que as mulheres, muitas vezes, se encontram, como por exemplo, nos casos de violência doméstica, dupla ou tripla jornada de trabalho e até mesmo por viverem em uma sociedade que supervaloriza a juventude.

Avaliações periódicas de saúde

As avaliações médicas devem ser feitas regularmente, não só para evitar doenças, mas também para, caso existam, sejam descobertas logo no inicio, aumentando assim as chances de cura. Deste modo, as consultas com dermatologista, cardiologista, oftalmologista, ginecologista e clínico geral devem estar sempre em dia.

É importante também que alguns exames sejam feitos anualmente, como câncer de colo de útero, mama e pele. Outro exame que merece destaque em se tratando de mulheres é o de densitometria óssea, que previne e identifica a osteoporose, sendo possível assim, tratá-la antes que possa afetar a qualidade de vida da mulher.

Controle do peso

Não estamos falando de estética, mas de saúde. A obesidade pode ter conseqüências graves, como aumento do risco de diabetes, hipertensão, diversos tipos de câncer, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. Por este motivo, o controle do peso é essencial para a saúde da mulher e pode ser alcançado através de uma dieta equilibrada e da pratica regular de atividades físicas.

Aumento da ingestão de água

A ingestão de água é fundamental para que o metabolismo, as atividades celulares e o funcionamento do intestino se mantenham saudáveis. O recomendado é que sejam ingeridos, ao menos, 2 litros de água diariamente.

Redução da Ingestão de Sal

O sal, se ingerido de forma exagerada, pode ser um grande vilão da saúde feminina. Como conseqüência, pode haver retenção de líquidos, que causa inchaço em diversas regiões do corpo, como pés e barriga. Além disso, pode sobrecarregar o coração, os rins e os vasos sanguíneos, o que aumenta a chance de hipertensão.

Tabagismo

O tabagismo pode causar diversas doenças cardiovasculares e respiratórias obstrutivas crônicas, além de câncer. Vale dizer ainda, que reduz o paladar e resseca a pele. Por este motivo, parar de fumar é um cuidado com a saúde em geral e um passo importante para quem está em busca de hábitos mais saudáveis.

Autoestima

Autoestima é uma palavra que merece atenção quando se trata de cuidados com a mulher. Sem ela, a mulher acaba por não ter vontade de cuidar de sua saúde, não busca soluções que melhorem os seus problemas e até mesmo não respeita os limites do próprio corpo. Uma mulher com autoestima é aquela que se preocupa com o seu bem estar.

Caso a mulher tenha problemas com autoestima, as conseqüências são fáceis de ser observadas e uma delas pode ser a falta de cuidado com a própria saúde, sendo essa uma forma de “agredir o próprio corpo”. Em caso de problemas com a auto-estima, a busca por profissionais que podem ajudar nessa questão é essencial.

Fique atenta à sua saúde e acompanhe aqui o nosso Blog pois vamos abordar sempre assuntos relacionados à saúde e bem estar em todas as idades femininas.

Gostaram? Deixem o seu comentário por aqui para mim.

Bjocasss

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search