In Saúde

Olá, amorecas!

Aqui estão as cinco vitaminas e minerais fundamentais que toda mulher a partir dos 40 anos precisa para se sentir bem hoje… e nas próximas décadas!

Vitamina C

Tem perdido a cabeça por coisas pequenas? A culpa pode ser dos seus hormônios.  “Aos 35 anos você passa a produzir cada vez menos progesterona, hormônio responsável por manter a calma e equilibrar nossos picos de estresse”, explica a endocrinologista Sara Gottfried. Para recuperar sua sanidade você precisa de uma boa dose de vitamina C.

Onde encontrar: Consumindo uma boa dose de frutas diariamente, especialmente morango, kiwi, lichia, manga e goiaba, além de repolho, aspargo e rúcula.

Magnésio

Quando o assunto são vitaminas e minerais essenciais para qualquer mulher, o magnésio não pode faltar! O motivo? Além de aliviar espasmos musculares, ele ajuda a aliviar sintomas comuns da menstruação, como cólicas, falta de sono, ansiedade e até aquela vontade louca por uma barra de chocolates. Além disso, o magnésio ajuda a produzir a serotonina – neurotransmissor responsável por melhorar o nosso humor e disposição.
Onde encontrar: Banana, abacate, grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia, sementes e nozes como amendoim e castanha, além de leite, soja, batata, peixes, beterraba, couve e espinafre.

Vitamina D

A menopausa é uma velha conhecida, mas e a perimenopausa, já ouviu falar? Ela nada mais é do que uma pré-menopausa, ou seja: a fase em que o nosso corpo começa a apresentar os primeiros sinais que  a menopausa está chegando. Com ela vem sintomas importantes: sensibilidade nos seios, alteração do peso, queda de cabelo, ressecamento vaginal, cansaço, alterações de humor, diminuição da libido,  dificuldade de concentração e déficit de memória, além de perda de massa óssea.  A vitamina D  é a grande responsável  por nos ajudar a absorver cálcio e ferro, prevenindo uma série desses sintomas citados acima.

Onde encontrar: Peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos, cogumelos e vegetais de folhas verde-escuras.

Ômega-3


Você come peixe todos os dias, especialmente salmão e sardinha? Se você respondeu que não (como a maioria de nós), um suplemento de ômega-3 pode ser exatamente o que você precisa. “Não é fácil consumir apenas através de alimentos a quantidade de ômega-3 que precisamos a partir dos 40 anos. Por isso, os suplementos podem ajudar a reduzir seus níveis de cortisol e reduzir inflamações – raízes de muitas doenças, como ansiedade e depressão”, indica a especialista. Considerando que mulheres de 40 a 59 anos encabeçam o ranking de doenças mentais, como depressão,  fazendo essa reposição você ajuda a prevenir problemas futuros.

Onde encontrar: Salmão, sardinha, atum, sementes de chia, sementes de linhaça ou através de suplementos vitamínicos (200g por dia).

Selênio


Uma curiosidade: sabia que as  mulheres são até oito vezes mais propensas a apresentar problemas de tireóide do que os homens? E esse número aumenta a partir dos 40 anos ou durante e após a gravidez. Por isso, agora é a hora de repor as vitaminas e minerais do seu organismo e incluir mais selênio no cardápio. A prevenção é o melhor remédio!
Onde encontrar: Consumindo duas castanhas-do-pará por dia. Simples, né? As nozes possuem a quantidade diária de selênio recomendada e são uma maneira segura e saudável de consumi-lo, sem contar que é uma delícia!

Que tal incluir todos essas vitaminas e minerais na sua próxima lista de supermercado? Sua saúde agradece!

Gostaram? Deixem o seu comentário

Bjocas e até a próxima!

Fonte: Fabi Scaranzi

Comments

comments

Recent Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search