In Dicas de Moda

Olá, amores!

Quem aí gosta de uma saia com babados? A saia de babados sempre esteve associada à feminilidade, e, ainda hoje – mesmo tendo ganhado versões mais modernas, que vem aparecendo cada vez mais nas ruas e nos looks das blogueiras de moda – é, com certeza, uma das peças mais românticas do nosso guarda-roupa. No entanto, é possível sim usar a saia de babados em diferentes ocasiões, valorizando seu corpo e seu estilo, sem deixar o look completamente com cara de boneca.

Valorizando a silhueta

Na sua versão mais tradicional ou na mais moderninha, onde o babado da saia aparece apenas na barra, é importante entender como esse tipo de peça pode valorizar a sua silhueta.

Quem pode usar?

Quem pode usar babados, sem qualquer preocupação, são as mulheres com a silhueta que chamamos de “triângulo invertido”, ou seja, com ombros mais largos que os quadris. Nesses casos, qualquer volume na área é bem-vindo para trazer equilíbrio. Para essas mulheres, a saia pode ter babados, ser colorida, estampada, não há muitas restrições.

Se o seu caso, no entanto, é o oposto, muita calma, pois é possível também usar a peça, contanto que haja uma atenção redobrada. Quem tem o quadril mais largo que os ombros precisa prestar mais atenção nas cores e no volume que os babados acrescentam. Não que seja proibido, mas seu uso exige mais cuidados.

Saia tradicional x moderna

Se você está em dúvida em qual desses dois modelos de saia apostar, vale levar em consideração as diferenças que os babados na saia toda e os babados apenas na barra trazem para o look.

Se você optar pela primeira opção, lembre-se da informação já dita, de que a saia inteira de babados “vai acrescentar bastante volume ao quadril, dando destaque para essa área”. Além disso, essa saia influencia no estilo do seu look, que fica mais informal com sua presença. E, por fim, mas tão importante quanto todo o resto: essa saia pede uma parte de cima mais discreta, – cores contidas, poucos detalhes e volumes – pois já é bem poluída visualmente.

Agora, se o caso for de optar pela segunda opção, a peça que tem babados apenas na barra tende a ser um pouco mais formal e também mais democrática: como o volume fica concentrado após o fim do quadril, ela se torna bem menos “perigosa” para as mulheres de quadril largo. E para combiná-la com a parte de cima, a dica aqui é o oposto da primeira opção. Como seu visual é mais limpo, a parte de cima pode ser mais chamativa em cores, volumes, estampas, etc.

Equilíbrio é fundamental

Euilíbrio é, sim, a palavra-chave no jogo da moda. E, em se tratando da saia de babados, não poderia ser diferente: tanto para quebrar o visual boneca dessa peça quanto para combinar a saia de babados com estampas, – outra figurinha da moda que pede muita atenção – é preciso equilíbrio.

Para deixar o romantismo mais ameno, o bacana é misturar essa peça feminina com outras mais neutras, mais modernas ou até mesmo masculinas, que vão dar um charme extra à produção e deixar tudo mais interessante.

Agora, se o caso são elas, as estampas,  o melhor mesmo é ir balanceando de acordo com a peça específica que você irá usar. Se os babados são bastante evidentes e volumosos, procure por estampas com pouco contraste – tipo cinza escuro e preto – e em padrões pequenos, pois não são tão chamativas. E vice-versa: babados discretos dão mais espaço para estampas de alto contraste (preto e branco, por exemplo) e maiores.

Montando 3 looks

Quer saber na prática como usar a saia de babados no dia a dia, no trabalho ou na balada? Então confira abaixo as combinações montadas,  aproveitando as dicas de moda para cada uma das ocasiões.

1. Look para o dia a dia

Neste look, a camisa traz um ar mais sério pra contrastar com a informalidade da saia, mas não chega a pesar demais, afinal o material é jeans. Segredo importante sobre o equilíbrio dessa produção. Para trazer personalidade e contraste com a feminilidade da saia, os Oxfords são uma alternativa cool e cheia de charme.

2. Look para o trabalho

Quando o assunto é trabalho, temos que ser enfáticas: neste look, o tom sobre tom deixa o look mais formal. Para não deixar o babado ser o único ponto focal da produção, equilibre com uma outra peça chamativa próxima ao rosto (brinco, colar, etc), o que também ajuda a aumentar visualmente nossa altura, afinal a atenção se volta pra cima. E para encerrar, sapatilhas charmosas, porém discretas – como já foi mencionado lá em cima, quanto mais detalhes, mais informal fica o look.

3. Look para a balada

Na balada os babados podem crescer e aparecer sem medo. Na cor preta e junto com a blusa de brilho, o ar doce e ingênuo da peça fica para trás. Ainda mais se acompanhado de uma sandália abotinada, que traz muito mais poder e atitude para o look.

E aí, gostaram? Deixe o seu comentário.

Bjocas

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search