In Dia a Dia

Olá, amores!

Vamos aproveitar que a semana está apenas começando  e aprender a  driblar o que nos aborrece?

Confira 5 práticas para adotar e favorecer seu bem-estar e produtividade. Essas sugestões ajudam a manter as emoções sob controle, segundo a nossa consultora, Eliana Alves Pereira, psicóloga.

  1. Estabeleça metas realistas – Propor-se a fazer um montão de coisas e, no final, não dar conta é muito frustrante. “Essa sensação mina o foco e a motivação para realizar as tarefas, gerando ainda mais stress e irritabilidade”, explica a psicóloga. Por isso, cuide para que os prazos estipulados sejam realmente alcançáveis e atente-se ao bom aproveitamento do seu tempo — assim, os compromissos não se acumulam.
  1. Faça um lanchinho com pasta de cacau e oleaginosas – O cacau possui triptofano, substância precursora da serotonina, que confere sensação de relaxamento e prazer. Já as oleaginosas — castanha-do-pará, nozes, amêndoas e avelãs — são ricas em zinco. Vários estudos mostram baixas doses do mineral em pessoas estressadas.
  1. Pratique o autorelaxamento
- Separe alguns minutinhos para a meditação. “Sente-se numa posição confortável, feche os olhos e respire profundamente. Você pode estar ouvindo uma música calma ou em completo silêncio. Observe os pensamentos que vêm à sua mente e não se atenha a eles, deixe-os passar, sem fazer julgamentos”, orienta Eliana Alves Pereira. Uma boa tática é imaginar um rio ou uma nuvem à sua frente e deixar que o fluxo de água ou a brisa levem consigo cada umas das preocupações que surgirem.
  1. Tome um banho caprichado – Permita-se, um dia na semana, dar aquela esticadinha embaixo do chuveiro. Pingue algumas gotas de óleo essencial de eucalipto numa bucha vegetal e massageie-a em todo o corpo. O aroma melhora a respiração, o que favorece o funcionamento do organismo e estimula o otimismo. Depois, com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares nas áreas de tensão – elas costumam se concentrar nos ombros, no pescoço e na nuca. Você sairá do box revigorada!
  1. Tire uma soneca à tarde – Mas atenção: para o sono ser benéfico ele tem que ser breve, apenas um cochilo! Meia hora é suficiente para dar uma boa aplacada na tensão sem comprometer o descanso noturno. No entanto, se você já tem um histórico de insônia, é melhor evitar. Nesse caso, ouça quinze minutos de música clássica ou new age, que possuem um ritmo parecido com o que as ondas cerebrais produzem durante a soneca e, por isso, agem como poderosos relaxantes mentais.

E aí, gostaram? Bora colocar em prática?

Bjocasss

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