In Turismo

Bom dia, meus viajantes!

Saudade de vocês! Semana sempre corrida. É faculdade, estágio, boletos, vida social. O importante é que, com calmante, a gente sempre dá conta, né? rsrs!

A matéria de hoje é bem séria e que vale a pena ser levada em consideração. Viajar não é só simplesmente arrumar a mala e “botar” o pé na estrada. Existe uma série de fatores que merecem atenção redobrada. Ter conhecimento sobre qual tipo de vacina tomar antes de embarcar para o exterior é de suma importância para uma viagem saudável e feliz. Verifique, cuidadosamente, os riscos de aquisição de doenças nos lugares para onde vai viajar.

Vocês sabiam que a imigração de qualquer país do mundo pode te deportar caso não estejam com as vacinas necessárias em dia? Sim! Imagina preparar uma viagem, gastar um dinheirão e ser mandado de volta para o país de origem!? Creio que ninguém almeja essa situação. Pensando nisso, preparei um post esclarecedor sobre esse assunto que gera muitas dúvidas.

Fonte: Foco na Vantagem

Vamos lá…

Alguns países exigem certificado de vacinação internacional ou profilaxia (CIVP), documento que comprova a vacinação contra a febre amarela. São em média 135 países que exigem o certificado do viajante. Quem estiver embarcando para o Reino Unido, Portugal e Estados Unidos não precisa se preocupar em portar CIVP. Estados como a China, Bolívia e Angola exigem tal certificado.

E como emito o certificado?

De acordo com o Itamaraty, o Certificado Internacional de Vacinas é um documento emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pode ser solicitado diretamente àquele órgão. O Certificado assemelha-se a uma carteira de vacinação, e contém informações sobre o histórico de vacinas de cada indivíduo.

Fonte: Blog Pé na Estrada

É possível tomar algumas vacinas nos “postinhos” de saúde dentro de alguns aeroportos brasileiros, tais como Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Vale ressaltar que algumas doses devem ser tomadas com antecedência, que é o caso da vacina da Febre Amarela (10 dias antes) e Hepatite A (2 doses em 1 mês). Vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem.

Separei este quadro com algumas recomendações. A Índia é um dos países que mais requerem cuidados especiais.

 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA

Vacina contra a Febre Amarela

A vacina deve ser tomada 10 dias antes do embarque. Pelo amor de Deus! Estejam cientes da importância da prevenção contra esse mal. Como disse, alguns países exigem a comprovação de que a vacina foi tomada, então, vocês devem solicitar o Certificado  Internacional  de  Vacinação  (CIV)  em  postos  da  ANVISA, localizados  em  portos,  aeroportos  e  fronteiras. Para isso, basta apresentar a sua carteira de vacinação nacional. Lembrando que para emitir o CIV, não precisa desembolsar nadinha, ou seja, menos mal.

Não necessariamente o indivíduo que te entrevistará na imigração exigirá que mostre o certificado ou o cartão de vacinação, mas, antes prevenir do que remediar. Vacina é sinônimo de saúde e não frescura.

Abaixo, a lista dos países que exigem a vacina da Febre Amarela:

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA

E sobre o seguro viagem? É obrigatório? 

Depende. Alguns países exigem, outros não.

Quais países exigem seguro viagem?

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República TCHECA, Suécia, Suíça, Cuba, Venezuela, Austrália.

Vale a pena fazer um seguro, mesmo quando ele não é obrigatório?

Sim! Sempre indico fazer um seguro antes de qualquer viagem. Imagina precisar de uma internação e não ter recurso? É caríssimo! Para consultar em hospitais dos Estados Unidos, por exemplo, é o olho da cara. Não somos de ferro! É um gasto a mais, porém, necessário. Façam!

Fiquem atentos, meus viajantes!

Orientem-se!

Abraço forte e “bão”!

Comments

comments

Recent Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search