In Boa Forma

Olá, amores!

Mais um Natal e Ano Novo vêm chegando e sabemos que manter a dieta durante as festas de fim de ano e evitar as calorias extras parece impossível, não é? Mas, se você se prevenir, pode comer bem sem preocupação com a balança! Não deixe que as comemorações comprometam sua boa forma. Para isso, aposte na alimentação saudável também durante o Natal e o Réveillon.

Épocas de muitas confraternizações exigem muita disciplina e foco. Diante de alimentos muito calóricos e sazonais, os riscos de exageros aumentam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes dos eventos. Hábitos são conquistados ao longo de muita prática e persistência, então concentre nos objetivos e nas vitórias já conquistadas.

Para evitar que o ponteiro da balança marque uns quilinhos a mais, consultamos a nutricionista Anuska Lara de Oliveira,  que preparou para nós  algumas dicas que irão nos auxiliar para fazer as  escolhas certas.  O importante é que a gente consuma os alimentos com moderação!

23 e 24 de dezembro

  • Para que você tenha um controle sobre o valor calórico de sua ceia, faça primeiramente o planejamento de seu cardápio (com preparações leves e sem muitas gorduras). “Não vá para o supermercado de estômago vazio”.
  • Respeite o programa alimentar e suas devidas substituições. Não tente se enganar. Faça pequenas e leves refeições no dia. Não é porque é Natal que devemos deixar de nos alimentar somente pensando na ceia.
  • Durante os preparativos, controle-se para não ficar beliscando e experimentando as comidas. Senão, o seu plano alimentar ganhará calorias extras!
  • Na hora da ceia procure fazer apenas um prato. Escolha bem como irá compor para que não caia na tentação de pegar todas as delícias mais calóricas e ficar com sentimento de culpa depois;
  • Carnes – pernil, peru, frango, tender – prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele. Ela é rica em gorduras e calorias;
  • Molhos – evitem os à base de maionese, dando preferência para os feitos com iogurte.
  • Não se esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras dão a sensação de saciedade;
  • Prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;
  • Acompanhamento – Evite acompanhamentos com nozes, amêndoas. As oleaginosas possuem muita gordura.
  • O álcool é mais calórico do que os carboidratos e as proteínas.

Assim, o segredo é a moderação. Brinde o Natal e o Ano Novo com uma taça de champagne, pois  é menos calórica.

  • Sobremesas! Escolha aquelas que não possuam cremes como chantilly, ou massas podres que são altamente gordurosas. Prefira os sorvetes, mousses e gelatinas de frutas.
  • Beba bastante líquido durante o dia. Só faz bem, além de hidratar;

29 e 30 de dezembro 

  • Churrasco! Sirva os assados com saladas tropicais, incorporando pedaços de frutas frescas regadas com molhos à base de iogurte ou ricota, cebola, alho e salsa. Na hora do churrasco (carne vermelha ou branca), não dispense o mamão e o abacaxi – as enzimas dessas frutas facilitam a digestão.

31 de dezembro e 1º de janeiro

  • A carne de peru e o lombinho de porco sem gordura permitem acompanhamentos dos mais variados tipos. Frutas, legumes, raízes e saladas verdes, feitas com maçãs, nozes picadas, uvas passas e limão.
  • Aves como chester ou frango são menos calóricas, na medida certa para o cardápio, podem ser acompanhados de purê de maçãs e legumes refogados com pasta de ricota.

Por último, aproveite o ano que está iniciando para:

– Aprender a gostar mais de você mesmo (a). Começar um programa definitivo de atividade física. Fazer as pazes com o espelho, respeitando os limites do seu corpo.
– Dar continuidade à sua Reeducação Alimentar.

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E aí, gostaram? Deixem o seu comentário!

Bjocasss

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