In Boa Forma

Olá, amores!

Mais um Natal e Ano Novo vêm chegando, hein? Está de dieta? Iniciou sua reeducação alimentar? Nada de se desesperar! Tem solução, com disciplina, tem!

Para evitar que o ponteiro da balança marque uns quilinhos a mais, consultamos a nutricionista Anuska Lara de Oliveira,  que preparou para nós  algumas dicas que irão nos auxiliar a fazer as  escolhas certas.  O importante é consumir  os alimentos com moderação!

Vamos lá!

 

23 e 24 de dezembro

• Para que você tenha um controle sobre o valor calórico de sua ceia, faça primeiramente o planejamento de seu cardápio (com preparações leves e sem muitas gorduras). “Não vá para o supermercado de estômago vazio”.

• Respeite o programa alimentar e suas devidas substituições. Não tente se enganar. Faça pequenas e leves refeições no dia. Não é porque é Natal que devemos deixar de nos alimentar somente pensando na ceia.

• Durante os preparativos, controle-se para não ficar beliscando e experimentando as comidas. Senão, o seu plano alimentar ganhará calorias extras!

 

• Na hora da ceia procure fazer apenas um prato. Escolha bem como irá compor para que não caia na tentação de pegar todas as delícias mais calóricas e ficar com sentimento de culpa depois;

• Carnes – pernil, peru, frango, tender – prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele. Ela é rica em gorduras e calorias;

• Molhos – evitem os à base de maionese, dando preferência para os feitos com iogurte.

• Não se esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras dão a sensação de saciedade;

• Prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;

• Acompanhamento – Evite acompanhamentos com nozes, amêndoas. As oleaginosas possuem muita gordura.

• O álcool é mais calórico do que os carboidratos e as proteínas.

 

Assim, o segredo é a moderação. Brinde o Natal e o Ano Novo com uma taça de champagne, pois  é menos calórica.

• Sobremesas! Escolha aquelas que não possuam cremes como chantilly, ou massas podres que são altamente gordurosas. Prefira os sorvetes, mousses e gelatinas de frutas.

• Beba bastante líquido durante o dia. Só faz bem, além de hidratar;

29 e 30 de dezembro 

• Churrasco! Sirva os assados com saladas tropicais, incorporando pedaços de frutas frescas regadas com molhos à base de iogurte ou ricota, cebola, alho e salsa. Na hora do churrasco (carne vermelha ou branca), não dispense o mamão e o abacaxi – as enzimas dessas frutas facilitam a digestão.

31 de dezembro e 1º de janeiro

• A carne de peru e o lombinho de porco sem gordura permitem acompanhamentos dos mais variados tipos. Frutas, legumes, raízes e saladas verdes, feitas com maçãs, nozes picadas, uvas passas e limão.

• Aves como chester ou frango são menos calóricas, na medida certa para o cardápio, podem ser acompanhados de purê de maçãs e legumes refogados com pasta de ricota.

Por último, aproveite o ano que está iniciando para:

 

 

– Aprender a gostar mais de você mesmo (a).
– Começar um programa definitivo de atividade física.
– Fazer as pazes com o espelho, respeitando os limites do seu corpo.
– Dar continuidade à sua Reeducação Alimentar.

Anuska Lara Rodrigues de Oliveira – Nutricionista graduada pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), com especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pela USP. Fone: 9 9149-0249 – Facebook: Nutricionista Anuska Lara – Instragram: @anuskalaranutricionista

E aí, gostaram? Deixe o seu comentário!

Bjocasss

 

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search