In Boa Forma

Olá, amores!

Correr emagrece, sabiam? Bora correr?

Segundo a nossa consultora e nutricionista, Anuska Lara, “Correr é ótimo para emagrecer porque, em 1 hora de corrida, podem ser queimadas, aproximadamente,  700 calorias e, além disso, correr diminui o apetite e queima gordura. Mas, para emagrecer através da corrida, é preciso correr pelo menos 3 dias por semana.

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Importante:

É  importante planejar os treinos com um treinador, escolher o melhor percurso, que pode ser ao ar livre, e avaliar a frequência cardíaca.

Qual estilo de corrida emagrece mais?

Para correr para emagrecer, definitivamente deve-se correr de forma cada vez mais intensa, à medida que o condicionamento físico vai melhorando aumente gradativamente a intensidade da sua corrida, podendo optar por estímulos onde alternamos grandes velocidades (tiros) com caminhada ou trotes leves de recuperação.

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Uma dica boa dica para avaliar o seu condicionamento físico é correr o mesmo percurso todas as semanas para verificar em quanto tempo consegue termina-lo porque assim é possível medir a evolução semanal.

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Existem duas formas de correr para se emagrecer rápido:

  • Corridas curtas e muito rápidas, que aumentam bastante o metabolismo e o consumo de gordura e “secam” o corpo rapidamente.
  • Corridas constantes mas com velocidade lenta a moderada de longo percurso, que melhoram o condicionamento físico e emagrecem gradativamente.

A respiração a partir dos primeiros minutos é muito importante para ajudar o corpo a manter a atividade, por isso os primeiros minutos parecem mais difíceis. Se você conseguir ultrapassar esse momento que parece agonizante, a corrida fica mais fácil e dá a sensação que não precisa parar nunca: e é aí que a dopamina começa a ser produzida e o bem estar gerado compensa todo o “sofrimento” inicial.

O que comer antes da corrida para emagrecer?

Para começar a correr e emagrecer , Anuska Lara diz que “É importante ter uma pequena quantidade de energia no sangue, para que as células consigam “dar a ignição” para começar a derreter a gordura localizada. Por isso, 15 minutos antes da corrida tome 1 copo de suco de laranja puro, sem açúcar”.

“Durante a corrida, beba água ou bebidas isotônicas para repor os sais minerais perdidos através do suor e depois de correr coma algum alimento fonte de proteína, como 1 iogurte líquido, por exemplo”.

Entenda por que correr emagrece

A corrida é ótima para emagrecer porque:

  • Correr tira a fome: durante a corrida, o cérebro produz dopamina que, além de melhorar o humor, reduz a ansiedade, dando uma sensação de felicidade que tira a fome. Essa sensação de energia extra é um dos melhores efeitos que a corrida produz, e é especialmente boa para emagrecer porque, além de gastar muita energia e gordura durante a corrida, tira a vontade de “devorar um elefante” após a corrida.
  • Correr queima gordura: Durante os primeiro segundos de corrida, os músculos que estão em movimento começam a se adaptar ao repentino aumento de gasto de energia e precisam de energia rapidamente para compensar o alto consumo derivado da atividade. Por isso, recorrem inicialmente ao sangue e, a seguir, ao próprio músculo (glicogênio) e, depois, a gordura depositada no “pneuzinho” é derretida para se transformar em energia e ser utilizada.

Quanto mais condicionado o seu corpo estiver, menos tempo dura a “agonia” da adaptação, até que nem percebe que passa por essa fase e a corrida se torna um vício.

Apesar da corrida ser excelente para queimar gordura, existem outros exercícios que também têm um alto gasto calórico, como: spinning, jump, pular corda, pilates, hidroginástica, natação, caminhada acelerada …

E aí, gostaram? Deixe o seu comentário!

Bjocasss

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