In Turismo

Bom dia, meus viajantes!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Trouxe um tema bastante polêmico e que gera pânico em uma galerinha que vai pela primeira vez em Londres. Sentem-se, respirem fundo e vamos começar. Já adianto que quase surtei quando fui pela primeira vez na Inglaterra, passei a noite inteira suando no avião, medo intenso de me deportarem. Já ouvi tantos casos sobre deportação no danado do Aeroporto de Heathrow que já perdi as contas. Para a alegria de alguns de vocês e a tristeza de outros, consegui passar pela imigração de Londres e curti imensamente a city. A viagem ficou para a história da humanidade.

 O Heathrow é lindo! Pensem num aeroporto equipadíssimo, agora tripliquem. Tem até metrô no danado. Está a cerca de 30 km do centro de Londres e oferece ao viajante várias opções de transporte para o centro da capital.  Se você estiver voando do Brasil para Londres com certeza vai pousar no Heathrow.

 Londres recebe anualmente mais de 30 milhões de turistas. Como já abordei em posts anteriores, a cidade é maravilhosa, cheia de vida e com uma diversidade incrível. Sabiam que é um dos lugares que mais gostei até hoje? Londres possui uma classe singular, jamais vista em outros lugares que passei. Achei tudo muito chique, as construções são lindíssimas, as ruas limpas, pontos turísticos inesquecíveis.

Para atender essa grande rapaziada que a cidade recebe anualmente, Londres possui nada mais e nada menos do que cinco aeroportos internacionais. Isso mesmo, produção! C-I-N-C-O, está bom ou querem mais? O maior aeroporto da cidade é o Heathrow, um dos mais importantes hubs da Europa e do mundo. Para entrar no Reino Unido, mesmo vindo de um país europeu, você terá de passar pela imigração de Londres. Povo é barra pesada, gente! Não tem moleza e malandragem!

 Acima, o famoso aeroporto de Gatwick. ( Aeroporto fica a 48 km do sul de Londres.)

 E afinal, como é passar pela temida imigração?

Para iniciarmos a listinha básica da documentação e requisitos necessários, já deixo claro que brasileiro NÃO precisa de visto para entrar em Londres como nos Estados Unidos.

 Requisitos

 Se sua intenção é apenas visita, talvez você precise provar que:

 É apenas um turista (Não deseja de forma alguma ficar  no país);

Tem a total intenção de pegar suas malas e voltar para o Brasil após a visita no Reino Unido (sei que muita gente dá o golpe e fica por lá);

Possui grana suficiente para pagar todas as despesas, incluindo hotel, alimentação e passeios. (De nada adianta falar para o agente na hora da entrevista que vai ficar 20 dias em Londres, mas possui £ 100 libras esterlinas. É deportação na certa! )

Possui a passagem aérea de volta (imprima tudo que tiver direito, porque o que você menos espera, eles pedem na hora da entrevista).

Documentos necessários

Os oficiais da imigração podem ou não pedir ou seguintes documentos:

 Quem é você?

Responda sempre com clareza, olhe nos olhos para intimidar quem está te entrevistando.

 Quando passei pela imigração de Londres, apenas me desejaram um bom dia e pediram passaporte, logo mandei um good afternoon e fiz a entrega do documento. O ideal é descer do avião com a pastinha na mão, tem gente que chega na hora da entrevista e fica revirando bolsa, mala, sacola… Isso pode deixar o agente nervoso e complicar sua vida.

 Tenha o passaporte válido durante toda sua estadia no Reino Unido. A imigração não aceita passaportes que vencerão na data da viagem.

Se você precisa confirmar que é casado ou casada com um cidadão inglês, leva consigo a certidão de casamento/união civil/divórcio/óbito do cônjuge, etc.

Quando você estiver chegando em Londres, os comissários de bordo farão a entrega do Landing Card. Não se assustem com o nome! É apenas um formulário que deve ser preenchido e entregue na imigração. Basicamente são informações pessoais e o endereço que ficará hospedado. Ahhh, não precisa preocupar-se em levar canetas! As aeromoças entregam o Landing com uma canetinha. Já embolsei V-Á-R-I-A-S!

 O que você faz?

Alguns agentes apenas perguntam seu cargo, outros pedem para você provar. Para evitar dor de cabeça, leve tudo que está escrito nesse post.

 Caso seja um brasileiro empregado (algo que anda difícil no Brasil), é recomendado levar uma carta da empresa com papel timbrado, informando todos os detalhes do cargo, tempo que trabalha na empresa, salário, entre outras informações.

Caso seja um estudante (como eu), solicite uma carta timbrada ou uma declaração afirmando que você está devidamente matriculado na instituição;

Fui à secretaria da minha universidade e pedi que fizessem uma declaração em inglês, em poucos dias entregaram e coloquei no bolo de documentos.

 Quanto você ganha?

Eles pedem essas informações para terem a certeza que você tem condição de sustentar sua estadia no país. Portanto:

 Leve os últimos extratos financeiros

Comprovante de renda

Lembrando que alguns agentes podem perguntar o quanto de dinheiro você tem no bolso naquele exato momento. Nunca invente um valor, tente falar a quantia exata. Podem perguntar sobre cartões de créditos também.

 Não me pediram nada disso, graças a Deus! Não tinha extrato financeiro e muito menos comprovante de renda, pois não trabalhava na época.

Aonde vai se hospedar?

É uma perguntinha clássica! Perguntam e pedem para ver os papéis da confirmação da reserva.

 Tenha em mãos a reserva feita no site do hotel;

Caso não vá ficar em hotel/ hostel e sim na casa de conhecidos, leve uma carta do morador do local, a qual deverá conter a afirmação que você se hospedará na casa dos indivíduos. Coloque na carta a quantidade de dias.

No meu caso pediram a confirmação do hotel, mostrei, o agente deu uma rápida olhada e me devolveu.

 Quantos passeios fará?

Eles podem perguntar quais passeios você planejou fazer na estadia no Reino Unido. Se você realmente for um visitante, terá na ponta da língua as informações, além dos papéis com confirmações de reservas, entradas em museus, passagens de trem, etc.

Na maioria das vezes os agentes são educados, tente falar com calma, nada de afobação. Caso não esteja entendendo as perguntas feitas em inglês, você poderá acionar um interprete, é direito de todo viajante

 É isso aí, meus viajantes! Mais alguma dúvida? Tentei fazer um resumão de tudo que é necessário para passar na temida imigração de Londres. Não se apavorem, pois no final dá tudo certo, ou você é deportado ou curte a beleza de Londres. Simples assim!

 Abraço forte e bão!

 Qualquer dúvida é só me chamar no zap zap!

 FUIIIIIIII!!!

 

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search