In Dia a Dia

Olá, amores!

Vamos abordar um assunto de mudança de atitudes, no nosso dia a dia,  que podem  nos levar a transformações?Todos nós sabemos, ou melhor, temos consciência dos tópicos que vamos falar, mas não damos muita importância.

Vejam que texto legal que a nossa consultora, e psicóloga, Eliana Alves Pereira, nos enviou.

Pois é, a gente pode perceber e relembrar que…

Aquela máxima que volta e meia ouvimos por aí ou até mesmo vemos grudadas em para-choques de caminhão, em postagens em rede social, é verdade: “A vida é muito simples, nós é que a complicamos”.

Na verdade, vou mais além: os adultos é que a complicam, até mesmo na hora de fazer amizade. Com crianças é diferente, é um olhar para o outro e perguntar – quer ser meu amigo?  Às vezes,  nem mesmo perguntam, já saem brincando como melhores amigos … Parece que perdemos aos poucos essa ingenuidade, essa leveza toda. Quantas vezes esquecemos de pedir uma simples desculpa, assumir um erro ou simplesmente agradecer? Acontece que essas atitudes, super simples, podem fazer toda a diferença em seu dia ou na vida das outras pessoas.

Atitudes que podem transformar sua vida

1 – Se mostre disponível

Ajudar no trabalho pode transformar sua vida: Pode parecer bobagem para alguns, mas o simples fato de pedir ajuda é muito difícil para determinadas pessoas, e nem sempre por orgulho. Muitas vezes, por medo de estar atrapalhando, com isso, elas acabam se enrolando cada vez mais. É muito importante, sempre que perceber que alguém possa estar precisando de sua ajuda, às vezes uma coisa tão simples, sempre ressalte o fato de “estar com tempo para ela”, enfim, se mostre feliz em poder fazer algo pela pessoa. É importante a pessoa sentir que você realmente quer colaborar, e não que está só tentando bancar a superior.

2 – Faça você mesma

Uma simples programação em um despertador pode transformar sua vida: acredite, uma simples programação em um despertador, um pagamento online, um planejamento de aula ou coisa do tipo, que acaba sempre transferindo para os outros, veja como, ao fazer você mesma, ou seja, aprender a pescar, pode lhe dar uma certa sensação (tão boa) de liberdade, de não depender de ninguém.

3 – Demonstre seu afeto

Demonstre seu afeto para transformar sua vida: para sua mãe, seu irmão, sua amiga, sua colega de trabalho, principalmente se eles forem pessoas mais fechadas. Verá como esse simples comportamento pode mudar toda uma relação, ou no mínimo, o dia dessa pessoa, ah…e claro, o seu também. Experimente dizer o quanto gosta de uma amiga naquele momento em que percebe que ela está meio triste (ou muito feliz também!). Enfim, comece a não ter medo de revelar seus sentimentos.

4 – Peça ajuda

Pedir ajudar pode mudar sua vida: ok, você  é do tipo que gosta de fazer tudo sozinha. Pois é, mas, geralmente, acaba seu dia frustrada ou cansada… Sim, claro que você pode, tipo carregar mala pesada em cima de um  salto 12, falar com um cliente enquanto compra um presente para sua mãe, porém, hei…uma boa notícia!!! NÃO PRECISA! Acredite, não é fazendo tudo sozinha ou tentando fazer que estará passando a impressão de maturidade, mas, sim, enxergando seus limites, assumindo sua vulnerabilidade.

5 – Agradeça

Mas agradeça com vontade, de verdade, de coração, mesmo que não se sinta bem com elogios. Fique sem graça, que isso a faça se sentir o centro das atenções. Se for um favor prestado, agradeça mais efusivamente ainda, tente retribuir o gesto, pois em qualquer que seja o caso, do contrário, passará a impressão de descaso. A gratidão é sempre bem vinda.

6 – Não se ache o dono da verdade

Ouça os outros e tenha uma vida transformada: mesmo que seja um professor, um chefe, acredite, não importa se você é gerente da equipe, ouça opiniões, repense seus conceitos, a vida é um eterno aprendizado, abra espaço para as críticas, aceite-as, ou até justifique sua posição com argumentos, não com sua posição, e verá melhorias. 

7 – Reconheça seus erros

Não conseguiu cumprir o prazo de entrega daquela pesquisa? Não terminou o relatório do chefe? Admita. Admitir um erro não faz com que ninguém perca o respeito ou a confiança em você, só a mentira tem esse poder. Provavelmente, vão até admirar sua postura e buscar junto uma solução. Mostre que não tem medo de assumir quando erra ou tropeça.

8 – Elogie

Um elogio pode mudar a vida de alguém: quem não gosta de reconhecimento? Então, elogie a surpresa fofa da filha, a nota que ela tirou na prova, uma atitude do marido, do namorado. O elogio, sincero, serve como uma espécie de crítica positiva, é um gesto legal e funciona como um incentivo para o outro repetir a atitude bacana.

9 – Peça desculpas

Quem não erra nessa vida? Mais dia menos dia, todos nós cometemos erros e, o que não vai faltar é motivo para nos desculpar. Às vezes, uma simples palavra mais afiada, um comentário maldoso, enfim, se pisar na bola, peça desculpa. Porém, nada de pedir desculpa culpando a outra pessoa, tipo “Mas você tem que entender que eu fiz isso porque você …”. Peça desculpa mostrando arrependimento e pronto. Sendo assim, fale que errou, assuma, nada de ficar se justificando apontando os erros do outro. Isso só vai piorar e mostrar que não está arrependida (o) nada. Verá como ficará mais leve, bem mais leve!

E aí, gostaram? Deixe o seu comentário!

Bjocasss

 

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search