In Comportamento

Olá amores!

Pessoal, sabemos que começar uma nova semana não é uma tarefa fácil para muita gente. Não se preocupe. Até mesmo um profissional sério, dedicado, compenetrado sofre dessa indisposição diante da nova semana.

Segundo a nossa consultora, Eliana Alves Pereira, psicóloga, “Os motivos podem ser vários: não querer esquecer o bom sentimento de final de semana com todas as atividades de descontração, valorizar demais a preguiça de enfrentar a segunda-feira com todas as suas faces de ter que levantar cedo, ficar parado no engarrafamento de trânsito, ter que usar transporte lotado, conviver com o mau humor de outras pessoas, falta de vontade de retomar os assuntos deixados na semana anterior, etc , etc”.

Foi pensando nisso que a psicóloga decidiu  deixar as cinco dicas abaixo que, certamente, serão importantes para a nova semana.

Anotem aí e mãos à obra:

  1. Logo no início do dia faça uma lista das atividades e compromissos que deverá atender durante a semana, incluindo aí as de caráter pessoal e as profissionais. É a chamada “to do” ou “shopping list”. Se possível indique por ordem de prioridade, de urgência. Essa lista te ajudará a planejar o seu tempo e a prevenir eventuais contratempos.
  2. Parta para a ação. Inicie a semana e o dia mostrando-se mais amigável com todas as pessoas com quem se relacionar, seja no trânsito, seja na empresa, seja por telefone. Lembre-se que sua aparência conta muito, além de sua roupa usual para o trabalho, acostume-se a manter o sorriso no rosto e use palavras gentis com todas as pessoas, como “bom dia” “como vai?” “muito obrigado” “por gentileza”. Essas atitudes ajudarão a manter a harmonia em todos os seus relacionamentos e derrubarão muitas barreiras que estavam dificultando seu relacionamento com colegas de trabalho e pessoas externas.
  3. Retome os assuntos deixados na última semana com entusiasmo. Você irá perceber que passados alguns dias do final de semana a sua visão sobre um determinado assunto poderão ter mudado, novas perspectivas surgirão e novas ideias ajudarão a retomar e resolver uma situação que parecia impossível.
  4. Inicie novas atividades. Converse com pessoas novas, inicie aquela atividade que vinha planejando e dê um passo para um novo assunto que surgiu durante o final de semana ou que estava mesmo agendado.
  5. Reavalie seus passos dados durante a nova semana. A cada dia da semana atualize a lista inicial riscando aquilo que já foi atingido, aquilo que teve que ser adiado ou deixado para uma nova semana e o que foi excluído definitivamente. Essa atualização permitirá que você analise também os porquês determinadas tarefas não foram iniciadas, concluídas ou adiadas assim como ajudará a avaliar a sua iniciativa por novas atividades que forem sendo acrescentadas durante a semana.

Como você pode ver,  são dicas fáceis de serem levadas para a sua vida. Basta querer e partir para a ação, a cada nova semana. Eu mesma costumo fazer tudo isso que escrevi acima e tem dado certo e essa prática tem me ajudado a planejar meus passos e facilitado minha vida. Espero que você adote também essa prática e assim tenho certeza de que conseguirá ótimos resultados para sua vida profissional e pessoal.

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