In Saúde

Bom dia, meninas!

Então, dia desses postei uma receitinha  caseira para fortalecer as unhas fracas (por sinal ótima),  e a minha nutricionista Anuska Lara, me alertou para que eu pudesse falar com vocês sobre a importância da alimentação para se ter unhas, cabelos e pele saudáveis.

Segundo o que ela me disse, e cheguei à conclusão que realmente é por aí, “Não adianta lixar, comprar a última cor da moda para aplicar nas unhas se elas não estão saudáveis”.

Quando falta algum nutriente no corpo elas são as primeiras a sofrerem. Mas, não se preocupem, simples hábitos alimentares podem garantir a beleza e o vigor das suas “garras”. Vamos aprender?

Listras nas unhas

Indica falta de vitamina B. Consuma alimentos de origem animal como ovos, carnes, aves e leite.

 

Unhas secas e quebradiças

Faça ingestão de cálcio e vitamina A imediatamente. O primeiro é encontrado em leite e derivados, além de peixes e vegetais de folha escura. Frutas e legumes de cor laranja.

 

Unhas com coloração acinzentada e descamação intensa ao redor

Opte por nozes, frutos do mar, carne vermelha e de aves, além de gérmem de trigo. Todos esses alimentos são ricos em zinco,  componente que causa os sintomas acima.

 

Unhas disformes e com ondulações

Podem demonstrar problemas intestinais. Alimentos ricos em fibra, como grãos, verduras e legumes podem ajudar a regularizá-lo.

 

Como a unha é basicamente composta por queratina, ingerir alimentos ricos em biotina, ferro, vitaminas do complexo B, C e E são essenciais para ter e mantê-las sempre fortes.

É importante estar atentas aos diferentes sinais que elas podem dar. Em alguns casos uma ida ao nutricionista pode ajudar.

 

Resumindo:  alimentos para as unhas 

– Laranja, pimentão amarelo, mamão, morango, goiaba, limão, tangerina: VITAMINA C

 – Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais: VITAMINA E

– Peixes de água salgada (salmão, arenque, sardinha), gema cozida, levedura e grãos integrais:        BIOTINA

– Ovo, carne, aves, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais: VITAMINAS complexo B

– Quinoa, amaranto, carnes: ZINCO

– Peixes, ovo, frango: QUERATINA 

 

Hidratação faz parte das unhas saudáveis

Os cuidados com as mãos fazem parte para deixar as unhas saudáveis. Semanalmente, faça uma esfoliação com açúcar cristal e creme para remover as células mortas.

Se você cuida das unhas em casa, ao retirar as cutículas, sempre coloque as unhas de molho para que possa ser feita a remoção com cuidado sem cortes.

Depois de removida a cutícula, use um creme hidratante para manter as unhas hidratadas e protegidas. Antes do esmalte, sempre use uma base fortalecedora para manter as unhas fortes e protegidas contra as agressões dos esmaltes e removedores. Com as dicas acima você vai garantir unhas muito mais bonitas e saudáveis.

 

A ida à manicure

Toda mulher adora estar com as unhas bem cuidadas, sejam elas longas ou curtinhas. Para algumas a ida à manicure pode ser um suplício, enquanto outras adoram o pequeno ritual de beleza. Independente de qual grupo você pertença, é bom lembrar que alguns cuidados devem ser tomados em relação à manutenção dos utensílios utilizados.

 

Intransferível

Todas as ferramentas usadas para conservar as unhas são pessoais e não devem ser compartilhados.

Em alguns momentos, um alicate mais afiado pode tirar um “bife” (pedacinho de carne), liberando o caminho para contaminação de fungos, vírus e bactérias. Justamente por isso que os salões esterilizam os objetos de metal. O ideal é que nem a lixa seja partilhada.

Metaleira

Montar um kit próprio é uma excelente saída para evitar alguns probleminhas, embora ainda assim mereça atenção. Antes de utilizar o alicate e espátulas limpe-os com álcool 70 e na sequência ferva-os.

Madeira

Palitinhos de madeira e lixas não são tão inofensivos quanto você pensa. Graças à  porosidade do material, eles acumulam microorganismos e são mais difíceis de higienizar. O ideal é descartá-los após o uso.

Mantenha sua necessaire sempre  em dia e assim garanta a saúde das suas unhas e seu bem- estar.

Como podem ver,  há um conjunto de coisitas que podemos fazer para manter as unhas saudáveis. Bora colocar em prática!

Comments

comments

Recent Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search