In Beleza

Olá, amores!

Então, dia desses postei uma receitinha  caseira para fortalecer as unhas fracas (por sinal ótima),  e a minha nutricionista Anuska Lara, me alertou para que eu pudesse falar com vocês sobre a importância da alimentação para se ter unhas, cabelos e pele saudáveis.

Segundo o que ela me disse, e cheguei à conclusão que realmente é por aí, “Não adianta lixar, comprar a última cor da moda para aplicar nas unhas se elas não estão saudáveis”.

Quando falta algum nutriente no corpo elas são as primeiras a sofrerem. Mas, não se preocupem, simples hábitos alimentares podem garantir a beleza e o vigor das suas “garras”. Vamos aprender?

Listras nas unhas

Indica falta de vitamina B. Consuma alimentos de origem animal como ovos, carnes, aves e leite.

Unhas secas e quebradiças

Faça ingestão de cálcio e vitamina A imediatamente. O primeiro é encontrado em leite e derivados, além de peixes e vegetais de folha escura. Frutas e legumes de cor laranja.

Unhas com coloração acinzentada e descamação intensa ao redor

Opte por nozes, frutos do mar, carne vermelha e de aves, além de gérmem de trigo. Todos esses alimentos são ricos em zinco,  componente que causa os sintomas acima.

Unhas disformes e com ondulações

Podem demonstrar problemas intestinais. Alimentos ricos em fibra, como grãos, verduras e legumes podem ajudar a regularizá-lo.

Como a unha é basicamente composta por queratina, ingerir alimentos ricos em biotina, ferro, vitaminas do complexo B, C e E são essenciais para ter e mantê-las sempre fortes.

É importante estar atentas aos diferentes sinais que elas podem dar. Em alguns casos uma ida ao nutricionista pode ajudar.

Resumindo:  alimentos para as unhas

– Laranja, pimentão amarelo, mamão, morango, goiaba, limão, tangerina: VITAMINA C

 – Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais: VITAMINA E

– Peixes de água salgada (salmão, arenque, sardinha), gema cozida, levedura e grãos integrais:        BIOTINA

– Ovo, carne, aves, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais: VITAMINAS complexo B

– Quinoa, amaranto, carnes: ZINCO

– Peixes, ovo, frango: QUERATINA

Hidratação faz parte das unhas saudáveis

Os cuidados com as mãos fazem parte para deixar as unhas saudáveis. Semanalmente, faça uma esfoliação com açúcar cristal e creme para remover as células mortas.

Se você cuida das unhas em casa, ao retirar as cutículas, sempre coloque as unhas de molho para que possa ser feita a remoção com cuidado sem cortes.

Depois de removida a cutícula, use um creme hidratante para manter as unhas hidratadas e protegidas. Antes do esmalte, sempre use uma base fortalecedora para manter as unhas fortes e protegidas contra as agressões dos esmaltes e removedores. Com as dicas acima você vai garantir unhas muito mais bonitas e saudáveis.

 A ida à manicure

Toda mulher adora estar com as unhas bem cuidadas, sejam elas longas ou curtinhas. Para algumas a ida à manicure pode ser um suplício, enquanto outras adoram o pequeno ritual de beleza. Independente de qual grupo você pertença, é bom lembrar que alguns cuidados devem ser tomados em relação à manutenção dos utensílios utilizados

Intransferível

Todas as ferramentas usadas para conservar as unhas são pessoais e não devem ser compartilhados.

Em alguns momentos, um alicate mais afiado pode tirar um “bife” (pedacinho de carne), liberando o caminho para contaminação de fungos, vírus e bactérias. Justamente por isso que os salões esterilizam os objetos de metal. O ideal é que nem a lixa seja partilhada.

Metaleira

Montar um kit próprio é uma excelente saída para evitar alguns probleminhas, embora ainda assim mereça atenção. Antes de utilizar o alicate e espátulas limpe-os com álcool 70 e na sequência ferva-os.

Madeira

Palitinhos de madeira e lixas não são tão inofensivos quanto você pensa. Graças à  porosidade do material, eles acumulam microorganismos e são mais difíceis de higienizar. O ideal é descartá-los após o uso.

Mantenha sua necessaire sempre  em dia e assim garanta a saúde das suas unhas e seu bem- estar.

Como podem ver,  há um conjunto de coisitas que podemos fazer para manter as unhas saudáveis. Bora colocar em prática!

Bjocasss

E aí, gostaram? Deixem o seu comentário!

 

Comments

comments

Recommended Posts
Fale comigo

Envie sua mensagem que retornarei o quanto antes!

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search